3 de outubro de 2012

Uma cozinha divertida!

No passado fim de semana fui convidada a participar num workshop que uma amiga deu sobre o tema da sua dissertação de mestrado- A Gastronomia Molecular.
Para quem nunca ouviu falar, posso deixar aqui uma breve explicação transcrita do wikipédia, pois não sou nenhuma entendida na matéria.
"Gastronomia Molecular é a ciência dedicada ao estudo dos processos químicos e físicos relacionados à culinária. Estuda os mecanismos envolvidos nas transformações dos ingredientes no cozimento e investiga os aspectos sociais,artísticos e técnicos da culinária e gastronomia (de um ponto de vista científico)."
Apesar dessa minha quase nula sabedoria sobre o assunto, sempre foi algo que me fascinou, quando assistia ao MasterChef ou a algumas reportagens sobre o mesmo, daí que nem hesitei quando me foi feito o convite. 

Preparámos 5 iguarias que podem muito bem surpreender qualquer convidado num jantar lá em casa, nada é o que parece, isso garanto-vos! 
Nas imagens em cima podem ver chocolate ou groselha às bolinhas, azeite granulado com gaspacho, tomate com oregãos, melão com presunto, doce de manga e coco ou esparguete de groselha. Não acreditam, mas é verdade?! Posso-vos dizer que gostei de todos os sabores, e que também é preciso paciência para fazer tudo isso, pois apesar de não ser difícil requer alguma técnica e tempo.

Para quem estiver interessado em aprender a fazer alguma destas delicias pode comprar o livro "Cozinha com Ciência e Arte" da Joana Moura, que já traz um kit de instrumentos para ajudar a trabalhar com os vários gelificantes e espessantes necessários às misturas, eu vou fazê-lo com certeza, acho que a Petra vai agradecer, porque tem coisas muito giras para se fazer com as crianças.


PatríciaBastos

5 comentários:

  1. Muito interessante!!!!!!!Gostava de experimentar!!! :D

    ResponderEliminar
  2. adorava ter idooo :) depois de ver programas como o masterchef e o top chef dá vontade de saber cada vez mais sobre gastronomia!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Bastante interessante sim srº. Nõ fazia a mínima ideia do que era sou sincera, mas fiquei curiosa.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Oh mas que giro. Uma ideia genial para um jantar especial =)
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Uau! Aqui está algo que não conhecia mas fiquei mega curiosa. Adoro cozinhar e isto deixou-me com a pulguinha atrás da orelha. Que coisa gira!!! *

    ResponderEliminar