19 de junho de 2017

BERLIN TIPS



Há muito que tínhamos vontade de conhecer Berlim, somos ambos apaixonados pela Europa e, apesar de já ter ido à Alemanha, nunca tinha ido a Berlim.
Foi uma surpresa de dia dos namorados e já fazia todo o sentido viajarmos sozinhos.
4 dias não são suficientes para conhecer Berlim, mas são suficientes para ficar a adorar aquela cidade, a comida, toda a cultura alternativa, os bairros, as cores, os dias de Sol, a decoração dos cafés, os bancos à porta das lojas, as estradas sem trânsito, as livrarias sem fim, os jardins mais cool, as bicicletas por todo o lado. Tivemos muita sorte com o tempo, 28º no dia em que chegamos e sempre Sol, acho que isso contribuiu bastante para a forma como olhámos para a cidade também.

Dissemos várias vezes que podíamos viver ali. 
Se é uma cidade bonita?? Em parte não, tem imensas obras a acontecer, uma linha de metro feia, mas é a cultura que se respira, a boa onda entre todos os géneros de pessoas, os jardins cheios de gente só porque está Sol, as paredes pintadas sem que ninguém se importe, os bairros familiares, multiculturais e alternativos, a história que está em todo o lado, no chão que pisamos, num muro, num outdoor, história que não se esquece, nem se quer esquecer, pessoas super simpáticas, lojas e livrarias do melhor, é tudo isso!!

Não me quero alongar muito, por isso, vou fazer um roteiro daquilo que acho mesmo essencial para uma primeira visita a esta cidade, sem grandes pontos turísticos, sem grandes visitas a Museus ou monumentos históricos, mas que permite sentir e compreender a cidade.



PONTOS TURÍSTICOS (MONUMENTOS E MUSEUS)

Ilha dos Museus ( se quiserem visitar algum deles aconselho o Pergamon, com obras de arte da Antiguidade Clássica grega e romana)
Porta de Brandenburger
Memorial aos Judeus do Holocausto
East Side Gallery

ARTE ATUAL

Helmut Newton Foundation
Boros Collection (marquem com muita antecedência a visita pela internet), num antigo Bunker construído em 1943 pelos Nazis.

COMIDA

Cocolo Ramen (melhor ramen ever!!!)
Kimchi Princess (comida coreana)
Umami (vietnamita)
The Barn e Distrikt  Coffee (café)
Spreegold e Daluma (pequeno almoço)
California Pops (gelados)

A NÃO PERDER

Do you read me
Voo Store
Mercado de Mauerpark (aos Domingos!)
Freischwimmer, uma zona de bares e restaurantes, com uma piscina natural sobre um canal da cidade,   é uma zona muito alternativa e ideal para passar uma tarde de Sol.
Tempelhofer Feld, um antigo aeroporto transformado em parque.

PARA FICAR

Nós ficamos em Mitte, local das lojas, de muitos bares e restaurantes, mais citadino, mas mais caro também, logo um Airbnb é sempre uma boa opção.
Se voltássemos ficávamos em Kreuzberg, o bairro onde acabámos por ir mais vezes, por ser o mais multicultural e onde tem as lojas e livrarias mais cool.
Para sossegar aconselho os dois bairros mais familiares e com as ruas mais bonitas, Friedrichshain e Prenzlauer Berg.



De resto, beber muita cerveja sentado num jardim, comer Falafel, Kebab ou um bom Curry num quiosque de rua, comprar fruta fresca nos mercados de bairro espalhados por toda a cidade e andar de bicicleta.




Sem comentários:

Enviar um comentário