8 de julho de 2016

MENORCA, as nossas férias!


A escolha de Menorca surgiu de entre várias opções que tínhamos para este ano. Sabíamos apenas que queríamos férias em praias mais quentes e com mares mais calmos, mas que não queríamos viagens de mais de 3 horas de avião, afinal íamos com os miúdos e se, para nós, já é uma autêntica seca, para eles muito mais. Já viajei duas vezes para praias a mais de 10 horas de viagem e digo-vos, não compensa, pelo menos para mim. Aqui tão perto temos paraísos tão ou mais naturais, praias cheias de vegetação à volta, águas não tão quentes, é verdade, mas gosto de sentir algum frio na pele quando entro no mar, o refrescar da água salgada. Eu sei, são as minhas desculpas, mas juro que me são mesmo válidas, até porque sou uma apaixonada pela nossa Europa e pelo nossa cultura seja a mais nórdica como a mais mediterrânica, adoro ambas.

As ilhas Gregas, Malta e as Canárias ficaram logo de fora. As primeiras porque passam as 3 horas de viagem e são para ser desfrutadas com mais calma (um dia!), as últimas porque já visitei e em nada me deslumbraram.

Tínhamos as Baleares, a Córsega e as ilhas Italianas em mente quando começámos a nossa busca, mas na agência encontrámos a pessoa mais simpática e sincera ou então queria mesmo vender-nos Menorca e pronto!! Aconselhou-nos a visitar Capri juntamente com a Costa Amalfitana e Córsega juntamente com a Sardenha, uma vez que são apenas a poucos quilómetros de distância e assim valeria mais a pena. Quanto às restantes Baleares, Ibiza é para ir com os amigos, assim como atravessar até Formentera e Maiorca é um Algarve em Agosto. Foi mais ou menos isto, e claro, depois de alguns dias a pensar e de opiniões de pessoas conhecidas que já tinham estado em Menorca e que, em unanimidade, nos diziam que era sítio onde queriam voltar e que das Baleares era a que tinha praias mais bonitas, lá marcámos nós viagem.

Digo-vos, é mesmo tudo isso, é linda, pura e calma, cheia de influências gregas e de praias virgens rodeadas de muita vegetação e árvores em pleno areal, se olharem bem para as águas das fotografias notam-se pequenos pedacinhos castanhos do cascalho das árvores em redor das mesmas. Não é à toa que em Outubro de 1993 foi considerada Reserva da Biosfera pela Unesco.
E, como já me alonguei muito, podia dizer que as fotografias falam por si, mas não falam de todo...Num próximo post vou mostrar mais da ilha e menos de nós (!!!), vou fazer um pequeno roteiro e dar algumas dicas para quem estiver interessado em conhecer este pequeno paraíso, tanto de sítios e praias a visitar, como locais para comer ou ficar.

4 comentários:

  1. Sim, um roteiro, por favor. Já lá estive e tive o "azar" de ficar numa zona terrivelmente turistica, cheia de ingleses bêbados de manhã à noite
    :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha nada disso, mas acho que depende da altura do ano também, Julho e Agosto talvez não sejam as melhores alturas para visitar Menorca!

      Eliminar
  2. Boa tarde, qual a zona onde ficaram e a estadia? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ficámos em Cala Galdana, esta semana que vem faço post mais detalhado ;)

      Eliminar