17 de outubro de 2015

ROMA part I

A segunda cidade que visitei foi Roma. Uma cidade que há muito queria visitar, como estudei Belas Artes, sempre tive curiosidade em ver o auge do Renascimento ao vivo.
Foi a primeira vez que estive um dia sequer sem ver cada um dos meus filhos, nem mesmo quando tive o Noah deixei de ver a Petra um dia que fosse e, devo confessar, soube-me mesmo bem!! Andava mesmo a precisar e o pai aprontou-se a ficar com os dois durante 4 dias, por isso, apanhei um voo de Glasgow e enquanto eles regressavam a Portugal, eu fui para Roma ter com algumas amigas.

Acho que mais que 4 dias ainda não aguento, no último dia estava mortinha por chegar, mas já me sinto preparada para o fazer mais vezes!
Alugámos apartamento pelo Airbnb mesmo próximo ao Vaticano. Quisemos fugir à zona de termini por não ter boa fama e também porque do Vaticano acaba por ser só passar a ponte e estamos em 5m nas praças e no centro de Roma. Depois para a zona mais noturna o autocarro foi sempre a melhor opção (o nosso 23!), assim como para a zona do Fórum e Coliseu.

Hoje trago-vos a primeira parte de dois posts sobre Roma, este com um guia sobre alguns monumentos e locais essenciais, e o próximo com o que menos e mais gostei nesta cidade.


Ponte e Castelo Sant' Angelo- a única ponte pedonal e que liga a cidade do Vaticano à cidade de Roma. O castelo permite a subida e a vista sobre a cidade, vale a pena para quem tiver mais tempo do que nós tivemos.


O Vaticano- foi o sítio que mais visitámos, todos os dias passámos por ele, não fosse a nossa casa ser mesmo ao lado! Vale a pena visitar de dia e à noite e, se tiverem a mesma sorte que nós, ver uma audiência do Papa.

Basílica de S.Pedro- e não esquecer de procurar a Pietà ou visitar as catacumbas.


A Praça de Veneza- um dos edificios mais bonitos que vi.


A Fontana di Trevi- estava em obras e, por isso não tinha água, é linda na mesma, mas fiquei desiludida com o tamanho minúsculo da praça.


O Panteão- o teto mais fabuloso de todos.


 A Praça Navona- foi a minha praça favorita, a mais bonita de todas.


O Museu do Vaticano e a Capela Sistina- essenciais para quem gosta de arte e história da arte, Ia chorando ao ver a Escola de Atenas de Rafael e a Capela Sistina é simplesmente magistral, principalmente o teto e o altar de Michelangelo. Assim claro, como todos os frescos e esculturas que se vão vendo no cruzar do caminho até à Capela...blow me away!!



1 comentário: