13 de outubro de 2015

EDINBURGH

Voltei!!
Hoje vou falar-vos da minha primeira paragem nestas férias de 11 dias.
Edimburgo, uma cidade da qual só tinha ouvido falar bem e que superou as expectativas. Admito que tivemos muita sorte com o tempo, apenas no último dia o céu se pôs cinzento e choveu um pouco, mas nada que nos impedisse de passear porque a chuva que cai é a chamada "chuva molha tolos" e basta um casaco com carapuço.
Tirei imensas fotografias e seleccionei algumas para vos mostrar e ir explicando aquilo que me fez adorar Edimburgo.


A maioria das casas e prédios são construídos em pedra, e é mesmo muito raro vermos cimento por ali, o que cria uma certa atmosfera muito nostálgica, mas ao mesmo tempo confere à cidade uma certa mística muito própria e a torna única.
Uma das coisas que mais adorei foi a quase ausência de trânsito. Pensar que uma capital quase não tem trânsito é estranho, mas aqui é real. Muitos autocarros turísticos, táxis e bicicletas. Muita gente que anda a pé, não fosse uma cidade maioritariamente jovem.


Ir a Edimburgo e não beber uma cerveja (ou várias) num Pub não é a mesma coisa. Tem imensos espalhados pela cidade, mas posso aconselhar-vos pela beleza interior o "Deacon Brodie´s Tavern" e o "Greyfriars Bobby", que tem o nome do cão conhecido por ter guardado o túmulo do seu dono durante 14 anos e é mesmo à entrada do famoso cemitério, onde também foi erguida uma estátua ao cachorro da raça Skye Terrier.



Além da cerveja o whisky é outra bebida de referência por aqui, assim como o Haggis, o principal prato escocês que consiste num bucho de carneiro recheado com vísceras, ligadas com farinha, coisa que não provei.





Em Edimburgo existe muito esta mística dos cemitérios, das discotecas e pubs que são feitos em antigas igrejas ou catedrais, dos tours noturnos pela cidade, onde o guia se veste de vampiro ou de fantasma e percorre todos os locais mais sinistros da capital. Histórias de almas penadas não faltam por lá, e para quem gosta de filmes de terror acho que deve mesmo embarcar num desses tours!



Em contraste com as casas mais cinzentas existem os extensos parques. Parques apenas feitos de relva, com alguns bancos e árvores. Parecem simples, mas são perfeitos assim, basta vir um pouco de Sol que se enchem de pessoas, principalmente jovens que levam comida e ali mesmo fazem os seus barbecues e passam a tarde a jogar criquet, futebol ou mesmo a estudar.
Adorei este ambiente, acho mesmo que este estilo de vida foi das coisas que mais gostei em Edimburgo.


Depois tem aqueles sítios que não podemos deixar de visitar.


Royal Mille-  a rua mais importante da cidade antiga, que liga o castelo de Edimburgo ao palácio de Holyroodhouse, onde a rainha ainda passa as suas férias (dois sítios a visitar), e que está cheia de becos com restaurantes ou pubs. Assim como a catedral de St. Gilles, uma referência da igreja protestante e que é muito bonita.



National Museum of Scotland- com uma serie de salas a visitar e onde podem ver réplicas fidedignas de animais, assim como carros de fórmula 1, ou salas de experiências infantis.



Calton Hill- uma colina situada no centro da cidade de onde se pode ter uma vista sobre a mesma, cheia de monumentos que fazem lembrar a Grécia antiga e com uma casa que parece tirada de um filme de Harry Potter.



The Elephant House- por falar em Harry Potter, esta é uma casa de chá e café, considerada uma das melhores de Edimburgo, frequentada por muitos escritores famosos, e onde J. K. Rowling começou a escrever a saga.



Princess Street Gardens- Separa a zona mais antiga da zona mais comercial e recente da cidade, tem imensos bancos que foram doados em homenagem a alguém.



West Meadow- mesmo encostado à Universidade e acompanhando uma grande zona residencial de Edimburgo, este é o maior parque da cidade e o que tem o ambiente mais bonito.



Arthur's Seat- é a maior colina que rodeia a cidade e tem uma vista fabulosa sobre a mesma. Subir esta colina foi um desafio, mas valeu o esforço!








1 comentário:

  1. Que fotografias espectaculares... Além de uma cidade bonita, pelo teu relato, parece ser mesmo uma cidade muito cool! ;) *

    ResponderEliminar