18 de fevereiro de 2014

mousse de chocolate saudável


Isto de comer saudável, está a tornar-se cada vez mais uma moda, bem sei, mas quando as modas nos fazem bem e não trazem qualquer malefício porque não aderir a elas!? Também já não é de agora que sou uma pessoa preocupada com o que como, e não é por uma questão de peso, porque a minha genética, felizmente, não puxa para o excesso de peso, até pelo contrário, na minha família há muitas vezes a preocupação em engordar! Sorte, pensam vocês, e eu sei disso e não o menosprezo.No entanto, há tendência para colesterol e valores de glicémia elevados, e é aí que entra a minha preocupação. Tento comer mais à base de grelhados e cozidos, aqui em casa raramente entram fritos, talvez uma vez por mês, não é que não gostemos de uns bons rissóis, de umas batatas fritas, claro que sim, mas aprendi isso desde miúda, e deixo essas comidas para os jantares e almoços fora.
Aparte das refeições principais, tenho uma lacuna que me é difícil preencher, a falta de doces, principalmente de doces que envolvam chocolate. Sejam bolachas de chocolate, chocolates, bombons, nutella, há sempre alguma dessas coisas cá por casa.

Depois de duas gravidezes e de já um segundo filho que estou a amamentar até ao 1 ano de idade (por decisão pessoal), tenho que redobrar os cuidados, comecei com os batidos verdes, sempre com espinafres para combater a minha tendência para a anemia, depois com as sementes misturadas com frutas e iogurte ( que quem me segue no instagram vai vendo de vez em quando por lá). Falta-me substituir a minha necessidade por chocolate!
Foi então que uma amiga me mostrou uma mousse de chocolate saudável, ou seja, sem qualquer elemento processado. A partir daí tenho vindo a informar-me cada vez mais sobre a chamada Raw Food, um conceito com mais de 2500 anos em que se acreditava que a comida é a nossa medicina. A proteína animal é substituída pela proteína vegetal, os legumes, as frutas, frutos secos, sementes, germinados de sementes e cereais, algas e fermentados, tornam-se nos elementos principais de cada prato e tudo o que seja processado, principalmente os açucares e farinhas, são banidos.

O cacau puro é uma excelente fonte de magnésio e utilizado dessa forma dá-nos a possibilidade de confeccionar doces sem os malefícios dos chocolates que são comercializados e é aí que surge esta mousse que, depois de várias experiências, posso-vos dizer que fica mesmo boa!

Ingredientes (serve 3 a 4 pessoas)

50gr de cacau puro (se não conseguirem encontrar, usem aquele que mais percentagem de cacau tiver, sempre de 70% para cima)
5 tâmaras sem caroço (essenciais, pois dão o doce necessário)
1 banana
1 abacate
1 colher de sopa de mel (mas vai depender do quanto doce vocês querem que fique, podem sempre acrescentar mais se acharem necessário)
1 colher de sopa de linhaça em pó (opcional)
1 colher de sopa de sementes de chia (opcional)
1 mão de espinafres (opcional) ou beterraba (opcional)
150ml de água de coco ou de bebida de aveia (comecem com 100ml, depos vai depender da consistência que preferem que tenha)
1 colher de chá de essência de baunilha

Derreter o chocolate, caso seja em barra, com um pouco de água no microondas.
Juntar tudo numa liquidificadora e triturar cerca de 5 minutos até ficar uma pasta, aí sugiro que vão vendo se necessita de mais bebida de aveia ou de coco, o que estiverem a usar, caso estejam a usar a beterraba em vez dos espinafres, esta não precisa de tanta água, pois já contém muita água no próprio vegetal.

Dica: Se preferirem que fique ainda mais cremosa coloquem mais banana, ou substituam mesmo o abacate apenas por banana.


Podem encontrar mais receitas deste género aqui ou aqui.
Depois quero o vosso feedback.


6 comentários:

  1. Ishhh. Isto é daquelas que tenho MESMO de experimentar. Logo eu que adoro mousse de chocolate! *

    ResponderEliminar
  2. Olá Patrícia
    essa mousse tem bom aspecto. Eu não sou nada fã de mousse de chocolate tradicional, é enjoativa demais para mim, mesmo a textura causa-me impressão :/
    mas estas com abacate têm-me deixado curiosa, precisamente porque a textura parece mais de "pudim" do que propriamente mousse ^__^
    Tens um blog fantástico e uma família linda!
    muitos parabéns :)
    silvia

    p.s- também costumo seguir esta moça, tem receitas com muito bom aspecto:
    https://www.facebook.com/ACozinhaVerde
    e já que estás numa de Raw Food, tens que conhecer a "rainha", a FullyRawKristina
    :) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha Sílvia, vou pesquisar ;)
      O que também é bom nesta mousse é que tu vais escolhendo a textura que preferes, depois diz-me o que achaste
      xxx

      Eliminar
  3. Há algum tempo que também me tento informar acerca da Raw Food, há coisas que adoro, outras nem por isso. Esta receita vou sem dúvida experimentar :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei tenho que experimentar :)
    http://startlivinginsteadfashion.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Consegui identificar-me logo com o que escreveste na primeira parte. Nunca me preocupei muito com o que comia porque nunca tive muita tendência para engordar mas há uns anos os meus pais decidiram que secalhar seria giro contar-me que a minha familia tem tendência para o colesterol. No inicio não preocupava até resolver ir eu própria ver se tinha colesterol e já tenho 300. A partir daí começei a preocupar-me, contudo eu acho complexo comer de forma bastante saúdavel e banir por completo os alimentos processados. Primeiro porque acho que o caminho para chegar até uma refeição que saiba razoavelmente bem é mais demorado e envolver demasiados produtos... + produtos = + dinheiro, o que é uma chatisse. Mas gostei desta receita e por certo vou experimentar ^^

    ResponderEliminar