19 de julho de 2013

A ROAD TRIP WITH KIDS


Antes de mais, já sou MESTRE...tão feliz, e muito mais leve, terminei esta etapa da minha vida com 16 valores...yayy!

Tenho recebido alguns mails e mensagens via facebook, principalmente de grávidas, com algumas questões sobre todo o processo e alguns pedidos também de que fale mais sobre esta minha experiência. Ás vezes sinto-me um pouco ingrata, porque não gosto de todo, nem quero direccionar o blog para esse campo, afinal há tantos blogs, portugueses também, que apenas abordam essa vertente.., mas vá, criei uma nova categoria ali no separador acima, dedicada à maternidade, em que compilei todos os posts que fiz até hoje acerca do assunto e da minha experiência pessoal.
Como vou ser mãe pela segunda vez acho que já faz sentido ter uma categoria assim e, por isso decidi que uma vez por mês vou fazer um post a relatar experiências, ideias, dicas e coisas que comigo foram resultando e que fui aprendendo ao longo destes quase dois anos.

Este post é dedicado às férias com crianças (e apenas baseado na minha experiência pessoal):

-Se pensam ir de férias para descansar, divertirem-se na noite ou fazer tudo aquilo que faziam antes de terem um filho, como ler um jornal na praia, por exemplo....esqueçam isso! Fora de questão, qualquer uma destas atividades, a não ser que sejam ricos e contratem uma babysitter só para olhar para o vosso filho, é praticamente impossível, mesmo tendo uma filha como a Petra, que raramente se afasta mais que 3 metros de nós.
Não há descanso, ou melhor, não nas horas a que estávamos habituados, agora o descanso é feito depois de almoço, na hora da sesta, e aí sim lê-se os jornais, as revistas e os livros que estavam destinados às horas de sol. Essas são para fazer castelos, para ir buscar milhares de baldes de água ao mar, para construir piscinas de areia e dar mergulhos a correr, sempre de olhos bem abertos (e, claro, entre as 11.30h e as 16h não há sol para ninguém!)

-Depois vêm as viagens, de carro com imensas paragens, por isso, escolhemos sempre horas tardias do dia para a viagem, o final da tarde já sem muito calor e perto da hora do jantar e da ida para a cama é a hora mais relaxante para eles. De avião (coisa que ainda não fizemos) imagino que não possam ultrapassar as 3 horas, até porque os outros passageiros não têm que levar connosco, já estive do outro lado e sei do que falo! Se já forem maiorzinhos há sempre imensas coisas para os entreter, levar uma mesinha, daquelas de pequeno almoço na cama, onde colocamos lápis, cadernos de pintar, jogos, etc, dá sempre jeito, músicas infantis, e muitas histórias também.

-Quanto à bagagem, essa ainda não aprendi a controlar, mas temos mesmo que aprender que as t'hirts e os vestidos podem ser usados mais que uma vez, e que o dia é passado em fralda e fato de banho, por isso nada de muita roupa e apenas as coisas práticas. Toalha de praia para quê, podem muito bem ficar num cantinho da nossa, afinal não vamos conseguir estar muito tempo deitados e eles nunca se deitam mesmo. Guarda-sol depois de caminharam também não serve para nada, é muito facilmente substituído pelo chapéu e pelo protetor 50. Claro, sempre a garrafa de água, o iogurte e as bolachas, de resto umas braçadeiras, um balde e uma pá fazem (sim, porque, garanto-vos que fizeram..) as delícias dos miúdos. E mesmo assim, o peso já é muito!!

-Por último a alimentação. Não estando nas nossa casas é difícil que a alimentação que lhes damos seja tão nutritiva e variada como aquela que fazemos em casa. Esqueçam isso por momentos, é uma boa altura para experimentarem e abusarem de coisas novas. Conseguem pedir uma sopa em qualquer sitio, assim como um bife, uns ovos mexidos ou peixe grelhado com uma salada de tomate e arroz, que pela minha experiência é o que eles mais gostam para segundo prato. Se o sal é o problema, porque é, pensem que o calor também os faz desgastar mais, ou então levem sopa congelada em quantidades para uma semana e peçam para no segundo prato não colocarem sal na salada, nem na proteína que escolherem. E claro, ter sempre nos quartos, fruta, boiões de fruta, bolachas, água, iogurtes, leite e cerelac basta. Nada de exagerar porque são apenas alguns dias por ano em que a alimentação é mais rica em açúcar e sal do que devia.



BOM FIM DE SEMANA
 

1 comentário:

  1. Parabéns pela tese :) *
    Ainda não sou mãe, mas gostei de ler estas dicas.. Pareces uma mãe super atenta mas também descontraída, acho que o meio termo é essencial numa educação.

    ResponderEliminar