27 de julho de 2012

Guimarães 2012!


Uma das coisas que queria fazer em Julho era visitar Guimarães, a Capital Europeia da Cultura de 2012. Acho que apenas lá tinha ido andava eu na primária e devo dizer que por vezes até custa a acreditar que não conhecemos as maravilhas que existem no nosso país, sonhando com cidades de outros países quando temos uma linda a menos de 1 hora e meia de casa, Guimarães, é um desses casos...como é possível?
Guimarães é cheia de história, cheia de cultura, de ruas bonitas e de montras bem decoradas, é tudo isso e consegue surpreender ao virar de cada esquina.
As montras das lojas usam o logo do evento em seu proveito, decorado com aquilo que de melhor têm para oferecer, as ruas são preenchidas com instalações, as varandas enchem-se de vasos de flores, as paredes de fotografias de pessoas da cidade e as praças de esplanadas.

De uma forma muito rápida deixo-vos aqui um roteiro para mim essencial se por lá quiserem passar um dia destes:
1. Estacionando perto do Largo do Toural têm um ponto de informação onde podem adquirir um mapa da cidade.
2. Seguem até ao Largo Condessa do Juncal e daí pela rua Dr. Avelino Germano onde podem ver a instalação de João Ricardo de Barros Oliveira, "Vi: Ela sentada", um reviver de memórias coletivas, onde encontramos 20 cadeiras e 40 camisas penduradas num estendal, com altifalantes que ditam ambientes sonoros, patente apenas até final de Julho.
3. Daí até ao Largo da Oliveira, onde encontram várias esplanadas ideias para o almoço.
4. Andam mais um pouco até à rua de Santa Maria, a mais antiga da cidade (da qual podem ver algumas fotografias em cima, estreita e cheia de flores), é linda!
5. Podem voltar pela Praça S. Tiago ou continuar até ao Paço dos Duques (este deixámos para uma outra visita).
6. Seguiu-se a Zona de Couros, uma zona de ruínas com instalações interativas de madeira.
7. E, por fim o Instituto do Design, onde está o projeto Find Lab que vale a pena explorar para aqueles que se interessam por multimédia, quem não quiser essa sugestão pode ir ao Centro Cultural Vila Flor (que também deixámos para outra visita).
8. A Fábrica Asa é passagem obrigatória para quem gosta de Arte Contemporânea, Christian Boltansky vai estar por lá até 9 de Setembro e é imprescindível, assim como a exposição Emergências 2012. É à saída da cidade, bom para quem chega ou já vai embora da cidade.


Para quem fica por lá uma noite existem variadíssimos locais com concertos, teatros, performances, entre outros espectáculos sobre os quais se podem informar aqui. Não deixem de visitar Guimarães neste ano tão importante, a cultura precisa de nós e todos nós também precisamos dela.

PatríciaBastos

7 comentários:

  1. Mas que belo roteiro! Adorei os corações :)
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão pela cidade toda, com todos os padrões e adereços possíveis,é lindooo!

      Eliminar
  2. A cidade está fantástica, de facto!!! Volte lá em Outubro passado e adorei! Apetece passar a tarde inteira nas esplanadas da Praça! O Paço dos duques também vale muito a pena ver (ou rever).
    Um belo passeio, sem dúvida!!! E na zona há tantas outras cidades encantadoras! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ADORO Guimarãessssss <3 e quem não conhece e com o teu roteiro maravilha :P não há desculpas ehhe *

    ResponderEliminar
  4. adorei as fotos, Guimaraes está linda !

    adorei o blog tambem, Parabens !!

    ResponderEliminar
  5. Já tive oportunidade de ir a Guimarães ver um concerto, enquanto capital europeia da cultura. Mas para mim Guimarães é Casa. A família do meu pai é toda de lá e vivi em Guimarães até aos 5 aninhos... com regressos todos os Verões. Adoro a cidade. *

    ResponderEliminar
  6. Achei o programa muuuuito fraquinho. A minha cidade tem mais eventos num ano normal do que Guimarães que é a capital europeia da cultura. Foi uma desilusão.

    ResponderEliminar