12 de abril de 2012

Essentials about the hair- chapter I



Para quem não me conhece, tenho a carteira de oficial de cabeleireiro, e ainda apenas, a básica de maquilhadora, tirei-a porque sempre fui apaixonada por esta área, já depois de me ter licenciado em Belas Artes na FBAUP, e também porque gosto de ter alternativas profissionais e ser uma faz tudo, como alguém o diz!! 
Ainda não tinha feito nenhum post sobre este assunto, mas como tenho formação na área e muitas vezes me pedem conselhos decidi falar de algumas coisas e produtos que acho essenciais todos nós sabermos.
Este post vai ser dividido em dois, para não ficar ainda mais extenso. Hoje vou falar-vos de coisas essenciais que precisam de saber sobre cabelo, e dar-vos algumas dicas. Amanhã falarei de produtos, alguns que uso, outros que acho essenciais e outros que quero experimentar.


Cuidados essenciais
1-Retirar sempre muito bem o champô, principalmente na zona junto à testa.
2-A máscara deve ser aplicada uma vez por semana e deixar actuar pelo menos 5 minutos, mesmo que a embalagem diga 2 ou 3 minutos, para quem tem cabelos oleosos somente nas pontas, ou se for comprido meios e pontas.
3-Nunca usar os 2em1, porque isso quer dizer que nenhum faz o seu trabalho completo. 
4-Se for um cabelo muito seco usar toalhas quentes sobre a máscara ajuda a que esta penetre melhor, fazer cerca de 3 toalhas por aplicação e aplicar serum ou óleo nas pontas todos os dias. 
5-Se, pelo contrário, for um cabelo oleoso, deve ser lavado dia sim dia não, mas nunca todos os dias, pois ao contrário do que possam pensar, o lavar estimula as glândulas sebáceas e estas produzem a oleosidade. E, se fizerem madeixas, ou o pintarem, ajuda a secar mais um pouco.
6-Escovar sempre o cabelo antes de dormir, de cabeça para baixo, e no sentido contrário aos crescimentos, já Vidal Sasson dizia que isso fortalecia o cabelo, estimulava o seu crescimento e conferia-lhe volume. 
7-Se conseguirem passar água fria na última lavagem, também tem esse efeito, além de que retarda a oleosidade. 
8-Massajar o couro cabelo durante a lavagem com a ponta dos dedos e nunca, mas nunca usar as unhas para lavar o cabelo.
9-Também podem descolar o couro cabeludo do osso do crânio enquanto vêem televisão, por exemplo, usando também as pontas dos dedos, isso estimula a circulação e logo o crescimento, prevenindo a calvície (homens, isto ajuda muito, faz o mesmo que muitas ampolas!)
10-Para quem tem caspa, pode sempre fazer uma esfoliação antes do champô e finalizar com máscara. Podem fazer com um exfoliante normal ou com um caseiro (açúcar amarelo misturado com hidratante para quem tem cabelo mais seco, ou com limão e só um pouco de hidratante, para quem tem o cabelo mais oleoso).
11-Tentar secar ao natural, eu muita vezes seco apenas a raiz, sempre de cabeça para baixo e deixo as pontas ao natural, se o querem completamente liso há sempre produtos que ajudam a alisar sem necessitar tanto do calor do ferro (sempre de cerâmica) ou da escova (térmica de preferência), amanhã falo disso.
12-Beber muita água, comer muita fruta e comer gelatina, são factores que ajudam a hidratar,alimentar e fortificar o cabelo e o seu crescimento.
13-Nunca escovar o cabelo molhado, nem usar pente em cabelo seco, ou seja, as escovas (de pontas em borracha) devem ser usadas no cabelo seco, e os pentes servem para desembaraçar os cabelos molhados.


Espero não me ter esquecido de nenhuma dica importante. São todas elas fáceis e não custam muito, substituindo muitas das vezes produtos bons e caros. Alguma dúvida perguntem :)



PatríciaBastos

6 comentários:

  1. Muitas dicas mesmo importantes...o sol e o calor de africa dão-me cabo do cabelo...e o pó obriga-me a lavá-lo mais vezes do que deveria...Vou aproveitar a tua informação!!Obrigada...e muitos beijos para vocês!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanhã vou falar de produtos bons para isso. beijinho***

      Eliminar
  2. Acho que fizeste muito bem em revelar esta tua faceta!!!!!!
    Estas dicas são preciosas e ainda estou para descobrir se escovar o cabelo à noite cerca de 200 vezes faz crescer o cabelo...nada como ir experimentando!
    Não falaste aqui do uso de amaciador. Será bom usá-lo em simultâneo com a máscara?
    Adorei o post!
    Beijos, beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ju, não falei muito de amaciador, porque eu própria não sou adepta dele, prefiro colocar os óleos ou seruns nas pontas depois de o lavar. Mas pode-se usar o amaciador (ou condicionador, é o mesmo) quando não se usa a máscara, em simultâneo não vale a pena. beijinho***

      Eliminar
    2. ahhh e 200 vezes acho que não é preciso, o senhor Sasson falava em 100, mas também é um exagero, o que é certo é que o meu cabelo cresce muito bem ai com umas 20 escovadelas de cabeça para baixo =)

      Eliminar
  3. Uau, adorei saber essa tua faceta!

    ResponderEliminar