5 de abril de 2013

MY PREGNANCY BEAUTY GUIDE


Durante a gravidez não são aconselháveis cosméticos que contenham substâncias farmacologicamente activas com acção sobre a tiróide, ácido glicólico, hidroquinona, retinóides tópicos ou ácido Kojic com acção despigmentante e anti-rugas. Assim como também convém evitar produtos que contenham princípios estimulantes, como a cafeína, logo a maioria dos anti-celulíticos. Isto porque podem ser absorvidos pela placenta e causar mal-formações no bebé e, durante o primeiro trimestre, podem ser mesmo causa de aborto.
Da primeira gravidez informei-me bem sobre tudo isto e agora já o sabia e foi fácil saber quais os produtos que tinha que colocar de lado e os que tinha que comprar ou recomprar.

No rosto-  limpo o rosto com a água micelar da Bioderma, que não dispenso nunca, depois coloco o sérum Yes to Blueberries, que podem encontrar à venda na Sephora e é, tal como toda a restante linha, à base de produtos naturais e livre de parabenos.
Para os olhos comprei o creme de contorno da mesma linha e tem-me surpreendido bastante.
Continuei a usar o Embryolisse, que além de ser mesmo hidratante, não contém nenhum dos componentes proibidos, agora uso-o de manhã e à noite, seguido do BB Cream da Maybelline, pela manhã, que tenho usado mais como protetor solar do que outra coisa, pois é dos BB que já experimentei aquele que menos cobertura tem, mas com o fator FPS mais elevado ( FPS 30). Usar protetor solar durante toda a gravidez é das coisas mais importantes que podem fazer pela vossa pele, pois as variações hormonais tendem a causar o chamado melasma,  manchas escuras na pele, por isso a ligeira cor que dá (já que qualquer bronzeador também não é aconselhado) e o FPS relativamente alto fazem dele a minha escolha perfeita enquanto não chegam os primeiros dias de praia.

No corpo-  o creme de corpo Barral tinha funcionado tão bem na primeira gravidez que não vi necessidade de comprar um outro, até porque adoro o cheiro e o fato de sentir a minha pele sempre hidratada, às vezes até demais, aliás, para quem não gosta de se sentir gordurosa, não é mesmo a melhor opção. Eu coloco-o sempre e somente à noite, antes de dormir, os lençóis não gostam lá muito, mas de manhã é bem mais fácil a roupa não se queixar! O Divine Oil da Caudalie ou o óleo anti-estrias da Eucerin que coloco alternadamente de manhã e principalmente depois da praia (não, ainda não fui à praia, mas já estou a rever a minha primeira gravidez, e como esta calha exatamente na mesma altura, a praia vai fazer parte do processo!). Faço exfoliação uma vez por semana (nem tanto às vezes, mas devia!) e uso o Gently Exfoliating Body Scrub da Kiehl's, mas podem usar qualquer um desde que não haja concentração de ureia acima de 3% ou chumbo, aliás o mesmo vale para os sabonetes e gel-de-banho.

Cabelo- não alterei qualquer produto, champô ( Extreme da Redken), máscara (Absolut Reair da L´'oreal Professionnel) e óleo reparador (Elixir Ultime da Kérastase), apenas nunca mais o pintei, apesar de existirem várias tintas que não são prejudiciais, mas simplesmente gosto dele com o ombré forçado com que está. Aliás confesso que o cabelo cresce que nunca mais pára e fica melhor e mais volumoso do que nunca durante a gravidez, o milagre??...chama-se mesmo, ácido fólico!! Yes, that's right, a vitamina mais essencial a todo o processo e pré processo de gravidez faz milagres pele cabelo, pela pele e pelas unhas. O pior vem depois, quando a deixamos de tomar e as hormonas se tentam controlar novamente depois do parto, tudo nos parece estar a desmoronar-se, cabelo, pele, unhas...a verdadeira desgraça, mas nada que não volte a passar e a retomar a sua normalidade se tivermos alguns cuidados extra, coisa que não é muito fácil nem apetecível quando se tem um bebé pequenino e poucas horas de sono em cima, mas a força de vontade vale por tudo...e um bom espelho também!

Depois, mais água que o normal (mas não a que devia!), muita fruta e muitos sumos de espinafres têm feito o resto.
Espero que tenham gostado e que vos seja útil em alguma altura!

4 comentários:

  1. Não tinha noção que existiam tantos componentes a nível de cosmética que poderiam ser prejudiciais ao bebé. Mas é óptimo que estejas assim informada e dedicada.

    Quanto aos produtos, well, há uns quantos que partilho. Mas adoro ver estas rotinas e tirar ideias... Esse serum ficou debaixo de olho! E gostei de saber isso do ácido fólico. É daquelas coisas que a minha ginecologista está sempre a chatear-me para que eu tome! Não é específico pra nada mas faz bem a tanta coisa. E eu deixo sempre para segundo plano...! Acho que me convenceste a voltar a pegar nele! :P

    Bom fim-de-semana! *

    ResponderEliminar
  2. Sabes que com esta levada de amigas a ficarem grávidas, tenho vindo a aperceber-me que há que ter cuidados em vários temas. Mas realmente, até fico boquiaberta com a quantidade de cuidados a ter e vejo que ainda estou muito pouco informada.
    Este post dá muito jeito e já fica guardado para o futuro :)

    Uso essa linha Redken e ainda não consegui mudar, porque gosto tanto, que tenho receio de mudar! Essa linha dos Yes, que estão na Sephora é boa?? Já andei para comprar, mas como ainda não li muitas críticas não me decidi.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou a gostar bastante, principalmente do creme de olhos, também já tinha usado uma máscara facial da Yes to Tomatoes e gostei bastante...xx

      Eliminar
  3. Para rosto e corpo também tens os produtos da Avène que são excelentes e mesmo a gama para o RN que é do melhor que há no mercado! A água termal é fabulosa para nos ir pulverizando... Bjinho e boa gravidez*

    ResponderEliminar