11 de outubro de 2012

JR- uma arte global.


JR são as iniciais pelas quais é conhecido, é um artista francês que venceu o Ted Prize em 2011, para quem não sabe é um prémio atribuído a alguém cujo trabalho é considerado inspirador e motivador (o conhecido chef Jamie Oliver também já foi um dos vencedores!). Com esse prémio recebeu uma quantia que lhe permitiu levar a cabo todo um projecto sonhado, o de uma arte global, que dê a volta ao mundo mostrando a sua verdadeira face, um projecto que batizou de " Inside out Project" e que tem sido apresentado nas mais diversas partes do mundo.
Este projecto pretende englobar pessoas de todo o Mundo, qualquer um pode colaborar com uma fotografia sua a preto e branco sobre um fundo neutro através da sua página. JR enviará de volta um poster com a única condição de que seja exibida num lugar com algum impacto público e a documente com uma outra fotografia, assim como com uma história que servirá para o seu catalogo do projecto.
O que ele pretende, numa sociedade bombardeada por caras de gente, é levar ao centro das atenções as pessoas anónimas, e redefinir a noção de herois, fazendo ver quem realmente se interessa e promove a diferença. Num momento como o que vivemos agora, não podia deixar de mostrar este artista, e mais que tudo, este seu projecto que tanto aprecio e que tanto inspira.
PatríciaBastos

1 comentário: