27 de novembro de 2011

Nan Goldin




Desde que vi uma exposição sua em Serralves, no ano de 2002, que me rendi completamente a esta artista. Nan Goldin é actualmente uma das fotógrafas contemporâneas mais conhecidas mundialmente. O trabalho parte da sua experiência pessoal e quase documental. Fotografias que revelam sem tabus as suas amizades e amores assim como a sua solidão e fragilidade. Imagens extremamente pessoais que reflectem grande força emocional e visual ou imagens alheias de toda uma cultura new wave do pós punk dos anos 80, sejam gays, transsexuais ou habitantes do submundo americano.


 “Não escolho as pessoas propositadamente para as fotografar; tiro fotos directamente da minha própria vida. Estas fotografias aparecem como relações pessoais, não como uma observação”.

A máquina fotográfica era considerada por Nan Goldin como uma extensão do seu próprio braço, sendo igualmente a prova de que existe uma total continuidade entre o seu projecto artístico e a sua própria vida. As suas imagens, desde os primeiros retratos a preto e branco, até às fotografias a cores tiradas na intimidade com os seus amigos, reproduzem um profundo olhar sobre a vida irregular e apaixonada de quem escolheu uma existência fora das regras. Excessos de álcool, droga, amor e sexo, mas também imagens de uma grande intimidade doméstica, são objectos constante no imaginário de Goldin.

enjoy,
PatríciaBastos

1 comentário: